Hotel Baía Cascais

Hotel Baía CascaisHotel Baía Cascais

Scroll

Green Key

Política ambiental

O Hotel Baía assumiu o compromisso de reduzir o impacto da sua actividade no meio ambiente, servindo de exemplo de Boas Práticas Ambientais, e de meio de divulgação, perante os seus clientes e hóspedes. Tem por isso acumulado prémios e certificações de entidades de renome, como o Green Key - um galardão internacional que promove o Turismo Sustentável em Portugal (da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE) - Dinamarca); certificação Green Leader, do TripAdvisor; participação no programa HOSPES - Sharing is Caring, da Associação da Hotelaria de Portugal, entre outros.

Podemos ajudar a mudar o mundo, alertando para a escassez dos recursos naturais e usando-os de forma racional. Queremos satisfazer as vossas necessidades de forma sustentável.

Adoptámos uma política ambiental que espelha a nossa vontade. Somos ambiciosos, pois representa investimentos em equipamentos e formação, mas o resultado final é compensador. Mudar atitudes, através da sensibilização dos nossos colaboradores, fornecedores e clientes leva tempo mas já cá estamos há mais de 5 décadas, o que significa que somos perseverantes.

Para nos conhecer melhor leia algumas das medidas que implementámos e como pode ajudar a salvar o ambiente, sem abdicar da sua qualidade de vida;


Água

Instalámos sistemas de descarga selectiva; A mudança das toalhas é feita mediante o pedido do cliente; A mudança da roupa de cama é feita de acordo com a necessidade; Temos sistemas de detecção de fugas; As torneiras todas têm economizadores de água; Controlamos diariamente a qualidade da água da piscina.

Para reduzir a sua pegada ecológica:

Poupe na água e na utilização das toalhas, lave os dentes com a torneira fechada, informe se a torneira pingar, opte pelo duche fechando a torneira enquanto se lava.

Electricidade

A electricidade nos quartos só é activada quando se insere o cartão. Usamos apenas lâmpadas de baixo consumo (economizam 80% de energia e duram 8 vezes mais). Os corredores estão equipados com lâmpadas LED. Temos diversos contadores para controlar consumos. Em épocas de pouca ocupação tentamos hospedar todos os clientes na mesma ala, poupando na luz e ar condicionado. O ar condicionado nos quartos desliga quando abrimos a varanda. Alteramos a temperatura da água da piscina segundo as estações do ano. O nosso material informático é todo de baixo consumo. A iluminação exterior é regulada automaticamente. Fazemos manutenção preventiva para manter a limpeza regular dos equipamentos (filtros de ar condicionado, motores de câmaras frigorificas).

Para reduzir a sua pegada ecológica:

Não acenda a luz desnecessariamente; Não deixe equipamento ligado desnecessariamente; Feche a janela do quarto sempre que tenha o ar condicionado ligado (e evite o seu uso); Desligue a televisão no botão; Informe-nos de algum equipamento avariado.


Gás

Só ligamos os equipamentos quando realmente precisamos de os utilizar e sempre com a capacidade máxima. Controlamos a temperatura da água das nossas caldeiras, de modo a minimizar o consumo de gás, condicionando a temperatura à ocupação.

Para reduzir a sua pegada ecológica:

Tome duches rápidos com água temperada. Reduza a utilização de toalhas.


Resíduos

Separamos os nossos resíduos e colocamo-los nos respectivos ecopontos. Reutilizamos o verso das folhas de papel para apontamentos. Evitamos imprimir e-mails. Transformamos lençóis velhos em panos de limpeza. Equipamentos em fim de vida (tinteiros, lâmpadas fundidas, pilhas, etc.) são devolvidos a empresas de recolha autorizadas. Os óleos alimentares são tratados por uma empresa própria.

Para reduzir a sua pegada ecológica:

Evite produzir lixo e separe-o (coloque lixo reciclável no balde que se encontra no quarto e o restante lixo no balde da casa de banho). Não deite lixo para o chão. Deixe pilhas usadas em cima da secretária do quarto para recolha. Ao pequeno-almoço retire apenas o que conseguir comer, evitando o desperdício.


Vertente social

Estamos conscientes dos problemas sociais que nos rodeiam. Queremos ajudar quem necessita e, para tal, contribuímos para associações de beneficência doando refeições, roupas e equipamentos. Reduzimos os desperdícios e ajudamos quem mais precisa. Numa sociedade cada vez mais impessoal e despreocupada com o bem-estar do seu semelhante, queremos fazer a diferença, ajudando quem mais precisa.